Todo mundo sabe como é importante ter uma boa noite de sono. Noites bem dormidas trazem diversos benéficos e deixam as pessoas bem dispostas e com mais qualidade de vida. Alguns distúrbios podem atrapalhar o sono, como por exemplo, o bruxismo. É uma doença que tem como característica um desequilíbrio na musculatura da mastigação.  Existem dois tipos de bruxismo: o excêntrico (ranger dos dentes) ou cêntrico (apertar dos dentes).

A condição, que chega a atingir 40% da população brasileira, segundo a OMS, pode acontecer na infância, adolescência e idade adulta, e é definido como uma atividade repetitiva dos músculos utilizados para a mastigação, caracterizada pelo apertamento ou ranger dos dentes.

Esse distúrbio influencia na qualidade do sono, e dormir mal pode causar problemas graves como ansiedade, dificuldade de se concentrar, e até mesmo complicações cardiovasculares. Ainda não há estudos específicos que explicam a causa, mas a origem do bruxismo pode estar relacionada ao mecanismo neurossensorial, onde há um descontrole na comunicação entre o cérebro e os músculos de mastigação. O estresse também pode estar ligada com a doença, entre outros fatores.